O que é um tour virtual 360

Um tour virtual é uma simulação virtual de um local existente. Podemos definir como um processo de virtualização em 3D de espaços reais, composto por uma sequência de vídeos ou imagens panorâmicas. O Tour Virtual 360 apresenta um protótipo de espaço, recriando um novo campo de visão do espaço real na web, de maneira interativa. Além também, de poder integrar na sua apresentação outros elementos multimídia, como efeitos áudios, texto e PDF.

Com tudo isso, a visita virtual proporciona uma impressionante experiência, de alta qualidade, em visão de 360 graus com possibilidade de zoom, a partir de registro completo de imagens, localização e de medidas. Diferente de uma fotografia de 360 graus, – que é estática e de vista linear de um local – o tour virtual traz uma possibilidade de movimento completo de um local, podendo observar e caminhar em todas as direções. Assim é possível se mover continuamente de um ponto a outro do tour, e percorrer virtualmente, da maneira como desejar.

Os tours virtuais permitem que os usuários visualizem um ambiente real através de um dispositivo conectado à internet, como computadores, smartphones (iOs e Android) ou tabletes. Além do mais, qualquer um pode fazer essa visita virtual, sem a necessidade dos óculos de realidade virtual ou fones de ouvido. Nos últimos anos, a qualidade e a acessibilidade desses passeios virtuais melhoraram consideravelmente, permitindo que o usuário navegue no tour clicando em mapas ou plantas integradas.

 

Porque é importante o Tour Virtual

Atualmente, uma variedade de empresas usa essa tecnologia para ajudar a comercializar seus serviços e produtos. Com o Tour Virtual 360, existe um elemento mais atrativo para o público ou cliente. Além disso, trata-se de um ótimo meio de comunicação de marketing para os negócios.

Trata-se, principalmente, de um novo conceito tanto de divulgação, marketing, quanto de registro visual completo do ambiente. Essa é uma tendência que já desponta no cenário atual nacional e internacional. Os novos mercados fazem uso dessa tecnologia para dar destaque a sua marca, produtos e locais. É a imagem mais completa que dá credibilidade. Trata-se de usufruir da internet para atrair novos clientes e impulsionar negócios.

Igualmente, a tecnologia de tour virtual 3D pode ser utilizada na documentação e preservação de edifícios históricos (vale lembrar o recente caso do incêndio do Museu Nacional), áreas a serem demolidas ou reformadas, e ainda em locais de acesso público restrito.

Ademais, vale dizer que ao final do processo de Tour Virtual 360, existem serviços opcionais que permitem a conversão do tour virtual em outros arquivos, como planta baixa para programas CAD / BIM; e, ainda, a obtenção de medições em nuvem de pontos  – conjunto de pontos expresso em um mesmo sistema de coordenadas.

Vantagens do tour virtual 360

Conexão

Conexão emocional imediata e duradoura com um local. Qualquer pessoa poderá acessar e vivenciar o local, como se realmente estivesse lá

Envolvente

Envolvimento de maior número de indivíduos com o Tour Virtual 360, permitindo viver essa experiência de qualquer lugar do mundo

inigualável

Criação de um momento inigualável fazendo uso de uma tecnologia de ponta que encantará os visitantes.

PARA TODOS

Compartilhe facilmente suas visitas virtuais com todos. Faça isso via email, em seu website, WhatsApp e redes sociais.

MULTI SUPORTE

As visitas virtuais se adaptam às telas. Permitem percorrer todo o espaço, quer em computador, tablet ou smartphone.

SIMPLICIDADE

As visitas em 3D não requerem a instalação de qualquer software. Basta abrir diretamente no seu navegador de internet.

Como funciona e como é feito?

Para realizar um tour virtual é necessário o uso de equipamento de captura de imagem específico, de tecnologia avançada. Essa câmera utiliza a luz ultravioleta para medir o espaço em que ele está localizado, ao mesmo tempo que está capturando imagens. Na etapa de coleta de dados são feitos inúmeros escaneamentos 360 graus, que chamamos de ponto de captura. A quantidade desses pontos de captura irá variar conforme o tamanho do espaço, de andares e salas do local. O tempo gasto nesse processo depende também do número de pontos necessários para a varredura total do local.

Posteriormente, numa segunda etapa do trabalho, será necessário combinar todas essas informações coletadas pelo aparelho. Na sequência, elas serão transferidas para um software de edição específico, em computadores maiores, para efetuar o sequenciamento das imagens e compor assim o modelo 3D, ou seja, nosso Tour Virtual.

A última etapa será a pós-edição, onde é possível a  inclusão de conteúdo multimídia, por exemplo, arquivos em PDF em pontos específicos do modelo 3D, fotografias (.jpg), links de vídeos (como do YouTube) ou ainda, arquivos de áudio.

Uma vez finalizados todos esses processos, os arquivos serão enviados e armazenados na nuvem. Pois esse processo em nuvem deixa o arquivo final mais leve e rápido. O resultado do tour virtual virá sob a forma de uma linha código iframe. A partir daí, basta compartilhar o link ou incluir no site web.

Etapas do Tour Virtual

 

MAPEAMENTO & CAPTURA

Mapeamento da área do local e do número de escaneamentos previstos e definição dos pontos chaves. Seguido da captura de imagens e escaneamento no local, feito por profissional especializado no aparelho 3D.

PROCESSAMENTO DE DADOS

Todo o conjunto de imagens gravadas é enviado para processamento de dados, em supercomputadores com softwares específico. Daí, através dessas imagens sobrepostas, será criado o modelo em 3D, permitindo, assim, o cálculo de medidas reais do espaço.

PÓS-EDIÇÃO

Trata-se da inclusão de arquivos e multimídias, contendo informações, dados e anexos e finalização do arquivo virtual. Ume vez feito o upload no Cloud, o Tour Virtual está pronto!

ENTREGA

Publicação e compartilhamento do link da página, bem como envio da linha código (iFrame), para inclusão em seu próprio site.

Como deve estar o local no dia da captura?

No dia no escaneamento, o local deve estar organizado e arrumado, exatamente do modo como será mostrado no tour virtual. Isto porque, depois não é possível apagar ou trocar objetos de lugar. É importante também, para manter a boa qualidade da visita virtual, que não haja público no local, pois irá interferir na captura das imagens e prejudicar o futuro modelo tridimensional. Assim, dessa forma, a equipe estará pronta para ir ao local e capturar os dados (imagens, localização e medidas), processando o seu escaneamento.

Como já mencionado neste artigo, o tempo de escaneamento depende do tamanho do local e da quantidade de pontos de captura. Para se ter uma ideia aproximada, um local de 1.000 metros quadrados leva em torno de 6 horas para realizar a 1a. etapa.

Como você recebe a sua visita virtual?

Após o processamento dos dados de capturas e a finalização da pós-edição, o tour virtual está pronto e poderá ser compartilhado através de um endereço de Internet que contém sua digitalização. Para visitar, basta acessar este o link internet que é enviado para cara tour. A partir daí, é possível , por exemplo, compartilhar o conteúdo via link, via e-mail ou em redes sociais, por exemplo.

Além disso, o contratante do serviço virtual receberá uma linha de código iframe. É através desse código, que o tour virtual poderá ser integrado ao site.  Abaixo segue um exemplo do código iframe de uma visita virtual.

Quanto custa fazer uma visita virtual ?

Como já foi dito desse artigo, o processamento de imagens para realização de um modelo virtual depende do tamanho do local, número de pontos de capturas, e do tempo do trabalho. Desse modo, o valor do tour virtual será variável.

Existem também duas aplicações propostas aqui no tourvirtual360.net, o modelo completo Matterport e a captura para o Google Street View. Como esses serviços tem propostas e opções diferentes, os valores também variam de acordo com a opção. Dê uma olhada no comparativo entre eles e no valores proposto aqui.

 

Meu negócio é compatível com 3D?

As aplicações da informática no quotidiano estão em frequente mudança. Com isso, nosso hábitos e rotina estão se transformando a cada dia. A comunicação ficou mais fácil, e, com alguns toques na tela, é possível a transmissão de dados, notícias e informações, com maio rapidez. Aquilo que podemos usar a nosso favor, com as novas tecnologias, será uma ferramenta útil para proporcionar bem estar e comodidade às pessoas.

Atualmente, os tours virtuais são muito populares no setor imobiliário. Pois belas imagens completas em 360 graus de uma casa ou apartamento podem gerar interesse e envolver emocionalmente um possível comprador de imóvel. Além da venda ou locação de imóveis, o setor de construção também faz uso dos tour virtuais, que incluem opções: como plantas baixas em CAD, ou obtenção de medições em nuvem de pontos. Finalmente uma documentação mais completa, que é parte essencial de qualquer novo projeto de construção.

Outro ponto positivo, é que essa nova tecnologia da visita virtual tem sido cada vez mais utilizada na documentação e preservação de propriedades históricas e de museus. Pois, além da preservação histórica, é possível visitar e viver essa experiência ao redor do mundo. Imagine quantos prédios já não foram destruídos e hoje em dia não temos mais registros? Ter a informação mais completa é pensar no futuro.

Outros setores econômicos também veem vantagens nessa tecnologia virtual 360, num esforço para aumentar suas receitas. Essas empresas oferecem aos espectadores on-line um tour imersivo da propriedade e de suas comodidades, mostrando transparência e credibilidade. Além disso, essas visitas podem ser integradas ao sistema Google e Google Maps – maior buscador na internet. Essas experiências virtuais imersivas inspiram mais confiança entre os hóspedes e clientes em potencial. Ideal para restaurantes, locais comerciais, café, clínicas, Restaurantes, Sala de Festa, Escolas, Universidades, Escritórios, Salões de Beleza e SPAs.

Como é possível observar, aplicação das vistas 360 é infinita e a tendência é que se popularize cada vez mais, com lançamento de novas tecnologias.

10 razões para usar o

Tour Virtual 360 em seu negócio

 

✓ Possuir o registro visual completo do local, com alta qualidade

✓ Aumentar a sua visibilidade

✓ Destacar-se da concorrência

✓ Ser visível 7 dias/semana, 24hs por dia

✓ Ter em mãos o local, sem se preocupar com a de distância

✓ Economizar tempo

✓ Trabalhar mais rápido, com menos estresse

✓ Pré-qualificar compradores clientes

✓ Ajudar a vender ou alugar mais rápido

✓ Acelerar a tomada de decisão

 

TOUR VIRTUAL 360: tudo o que você precisa saber
5 (100%) 5 votes